Criola Pod! Alyne Pimentel E A Morte Materna No Brasil
- Author: Vários
- Narrator: Vários
- Publisher: Podcast
- Duration: 3:41:40
- More information
Informações:
Synopsis
Com mais de 25 anos dedicados a promover os direitos das mulheres negras, Criola lança seu podcast. Criola Pod contém informações, entrevistas e conteúdos exclusivos sobre saúde sexual e saúde reprodutiva. No primeiro episódio, o caso Alyne Pimentel. Você vai conhecer a história de uma jovem do Rio de Janeiro cuja morte poderia ser evitada, se ela tivesse recebido o atendimento médico adequado no hospital em 2002. Até hoje a família de Alyne espera por justiça. Ouça e compartilhe!
Episodes
-
Tô Solta! #EP03 - Maternidade e Cárcere: relatos de mães sobreviventes
02/06/2022 Duration: 40minA realidade do cárcere é dura, e se intensifica ainda mais em uma situação de gravidez. Neste terceiro e último episódio da série “Tô Solta!”, protagonizado por ativistas anti-cárcere, conhecemos histórias de mulheres que viveram a maternidade atrás das grades. Esta série é protagonizada por ativistas anticárcere e realizada por Criola com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e em parceria com Coletivo Aroeira Rede de Redução de Danos, Coletivo Rosas no Deserto, Coletiva Tod@s Unid@s, Liberta Elas, Tulipas do Cerrado, Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, Frente Distrital pelo Desencarceramento. Produziram este episódio: Clarissa Torres Alane Pereira Dayanna Antunes Sobre Criola Criola é uma organização da sociedade civil com 30 anos de trajetória na defesa e promoção dos diretos das mulheres negras e na construção de uma sociedade onde os valores de justiça, equidade e solidariedade são fundamentais. Nesse percurso, Criola reafirma que a ação transformadora das mulheres negras cis e trans é e
-
Tô Solta! #EP02 - Mulheres x Cárcere x Sociedade: Deixem nossas asas voarem!
26/05/2022 Duration: 09minA re-sentença vivida pela mulher é uma realidade. Além dos encargos causados pelo próprio crime, há também a pressão da responsabilidade familiar e o esquecimento das autoridades. Esta série é protagonizada por ativistas anticárcere e realizada por Criola com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e em parceria com Coletivo Aroeira Rede de Redução de Danos, Coletivo Rosas no Deserto, Coletiva Tod@s Unid@s, Liberta Elas, Tulipas do Cerrado, Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, Frente Distrital pelo Desencarceramento. Produziram este episódio: Eveline Araújo Bárbara Heliodora Jamile da Silva Cleidimar Conceição Graciella Reis Sobre Criola Criola é uma organização da sociedade civil com 30 anos de trajetória na defesa e promoção dos diretos das mulheres negras e na construção de uma sociedade onde os valores de justiça, equidade e solidariedade são fundamentais. Nesse percurso, Criola reafirma que a ação transformadora das mulheres negras cis e trans é essencial para o Bem Viver de toda a soci
-
Tô Solta! #EP01: A Paris que você não conhece
19/05/2022 Duration: 20minO episódio “Histórias de sobrevivência no cárcere: a Paris que você não conhece” é o primeiro da nova série “Tô Solta!” do CriolaPod. Ouça relatos com experiências de mulheres que passam pelo cárcere e enfrentam a realidade dentro das grades do sistema prisional. Longe dos simples julgamentos, te convidamos a mergulhar em um mundo obscuro e doloroso, mas que foi suplantado por mulheres fortes que ensinam por meio de suas vivências. Esta série é protagonizada por ativistas anticárcere e realizada por Criola com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e em parceria com Coletivo Aroeira Rede de Redução de Danos, Coletivo Rosas no Deserto, Coletiva Tod@s Unid@s, Liberta Elas, Tulipas do Cerrado, Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, Frente Distrital pelo Desencarceramento. Produziram este episódio: Eduarda Faviere Tereza Ọ̀nà Tatiana Lima Penha Xavier Andreia Maria Sobre Criola Criola é uma organização da sociedade civil com 30 anos de trajetória na defesa e promoção dos diretos das mulheres negras e
-
Vozes de Criola #EP4: saúde sexual e direitos reprodutivos da população LBT
12/11/2020 Duration: 30minMesmo num campo que visa reparação de injustiças ainda nos deparamos com a cisheteromortatividade quando falamos sobre justiça reprodutiva, o que reforça a invisibilidade da comunidade LBT, que pelos atravessamentos das discriminações de gênero e sexualidade acabam não sendo incluídas em um debate o qual são essenciais. Ouça agora o debate no último episódio da série sobre saúde sexual e direitos reprodutivos da população LBT.
-
Vozes de Criola #EP3: Os desafios sobre a efetivação do direito ao Aborto
06/11/2020 Duration: 23minOs desafios sobre a efetivação do direito ao Aborto em casos já previstos pela lei e o direito de mulheres negras sobre suas escolhas reprodutivas é o tema do terceiro episódio da série #VozesdeCriola, criado por Ana Paula Ferraz, Etel Oliveira Juliana Pereira e Julia Moreira. O episódio conta com a participação de Lia Manso, advogada mestra em Direitos Humanos e Inovações e coordenadora de projetos de Criola. Não perca o debate!
-
Vozes de Criola #EP2: Mulheres Negras, Racismo Institucional e Violência Obstétrica é o tema dessa semana
25/09/2020 Duration: 33minA articulação entre o Racismo Institucional e a Violência Obstétrica é o tema da entrevista com a Prof. Dra Jussara de Assis (UFF) no novo episódio da série #VozesdeCriola, uma realização da ong Criola, com o apoio do Fundo Gloibal para Mulheres. Entre na roda e amplie o alcance de sua VOZ!
-
Vozes de Criola: Justiça Reprodutiva é o tema do novo podcast da Criola
18/09/2020 Duration: 25minMulheres Negras informadas e mobilizadas para produção de conteúdo e sensibilização de outras mulheres de seu convívio sobre justiça sexual e reprodutiva e descriminalização do aborto. Esse é do Vozes de Criola, inciativa da ONG Criola com apoio do Fundo Global para Mulheres. No primeiro episódio do podcast, que é um dos desdobramentos da iniciativa, entre na roda de conversa para saber mais sobre Justiça Reprodutiva.
-
Criola POD #EP4: Lenyr Claudino de Souza do Movimento Negro Unificado
18/08/2020 Duration: 04minA segunda temporada do Criola Pod traz ativistas negras que possuem presença marcante em suas comunidades e que seguem no enfrentamento do novo coronavírus. Neste episódio, conheça Lenyr Claudino de Souza, à frente do Movimento Negro Unificado. Ela é referência para várias gerações de mulheres negras da Vila Operária, em Duque de Caxias.
-
Criola POD #EP3: Mônica Cunha e o Movimento Moleque
06/08/2020 Duration: 07minNesta segunda temporada do Criola Pod apresentamos depoimentos de ativistas que atuam de maneira transformadora em suas comunidades e seguem realizando trabalhos fundamentais, especialmente para mulheres negras, em meio à pandemia da Covid-19. Neste episódio, conheça Mônica Cunha, uma das fundadoras do Movimento Moleque, que desde 2003 atua a favor dos direitos humanos e dos direitos dos adolescentes e seus familiares.
-
#EP2T2: Mãe Flávia Pinto, referência no combate ao racismo religioso
29/07/2020 Duration: 02minNa segunda temporada do Criola Pod, apresentamos lideranças que fazem a diferença em suas comunidades e continuam desenvolvendo trabalhos fundamentais especialmente para mulheres negras em meio à pandemia da Covid-19. Neste episódio, conheça Mãe Flávia Pinto, uma referência no combate ao racismo religioso no Brasil.
-
Criola POD #T2EP1: Lideranças negras e sua atuação contra a pandemia. Conheça o trabalho de Joseane Martis de Lima.
20/07/2020 Duration: 04minAs crises sanitária, política, econômica e social aprofundadas pela pandemia da COVID-19 vêm atingindo drasticamente mulheres negras. Por isso, na segunda temporada do Criola Pod, vamos apresentar lideranças que fazem a diferença em suas comunidades. Para abrir, conheça Joseane Martins de Lima, que atua em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense!
-
Você sabe o que é Justiça Reprodutiva? O #CriolaPod explica
24/07/2019 Duration: 06minJustiça Reprodutiva amplia o olhar sobre os direitos reprodutivos das mulheres ao trazer a justiça social como elemento fundamental para o exercício dos direitos humanos, que inclui a saúde reprodutiva. Seu conceito é interseccional e emerge das experiências das mulheres negras. Neste quinto episódio do #CriolaPod, conversamos com Fernanda Lopes, ativista contra o racismo, mestre e doutora em saúde pública. Se liga!
-
Direitos sexuais de lésbicas e bissexuais no #CriolaPod
25/05/2019 Duration: 03minPrecisamos falar sobre atendimento nos serviços de saúde que não discrimine mulheres nem por raça e nem por orientação sexual. Neste quarto programa reforçamos que mulheres lésbicas e bissexuais têm direito ao atendimento integral e à consultas ginecológicas com respeito. Ouça.
-
Criola POD #Programa3: Respeita as Mina. Diga não ao assédio sexual no carnaval e no ano todo.
02/03/2019 Duration: 03minPor nossa liberdade de curtir a festa como quisermos. Sozinhas ou não e sempre juntas! Neste terceiro programa tem recado para todas e todos: não é não! No Brasil, 42% das mulheres disseram a uma pesquisa do DataFolha, em 2017, que foram vítimas de assédio sexual. Entre as pretas e pardas o número é maior que entre as brancas: 45% contra 40%. Contra o racismo e o machismo! Por nossa alegria e autonomia! Se liga no Programa 3 do #CriolaPod!
-
Criola POD! #Programa2: Morte Materna e a saúde das mulheres negras
10/02/2019 Duration: 04minNo Brasil, as mulheres negras ainda são as maiores vítimas da morte materna. Precisamos lutar por serviços de saúde de qualidade e livres do racismo. Quando não há nem o acompanhamento, nem o atendimento adequados, as mulheres negras ficam ainda mais vulneráveis à peregrinação na hora de dar à luz, a hemorragia, hipertensão, diabetes que são principais causas da morte materna. Neste segundo programa, falamos mais sobre o tema. Ouça e compartilhe!
-
Criola POD! Programa#1: Alyne Pimentel e a morte materna no Brasil
04/02/2019 Duration: 03minCom mais de 25 anos dedicados a promover os direitos das mulheres negras, Criola lança seu podcast. Criola Pod contém informações, entrevistas e conteúdos exclusivos sobre saúde sexual e saúde reprodutiva. No primeiro episódio, o caso Alyne Pimentel. Você vai conhecer a história de uma jovem do Rio de Janeiro cuja morte poderia ser evitada, se ela tivesse recebido o atendimento médico adequado no hospital em 2002. Até hoje a família de Alyne espera por justiça. Ouça e compartilhe!