Linha Aberta - Carlos Alberto Sardenberg

Linha Aberta - Carlos Alberto Sardenberg

Synopsis

Análise das novidades dos cenários econômicos brasileiro e mundial. De segunda a sexta.

People who listen this also listen:


Episodes

  • Zona criada pelo Supremo gera insegurança jurídica muito grande
    'Zona' criada pelo Supremo gera 'insegurança jurídica muito grande'
    Duration: 07min | 03/10/2019

    Carlos Alberto Sardenberg critica o julgamento do Supremo que abre precedente para anular sentenças da Lava Jato. "Tanto o STF quanto o Congresso criaram uma confusão e uma insegurança jurídica cujo resultado é tirar da cadeia réus claramente culpados", opina.

  • Dados econômicos do terceiro trimestre sugerem recuperação, mas moderada
    Dados econômicos do terceiro trimestre 'sugerem recuperação, mas moderada'
    Duration: 04min | 02/10/2019

    Carlos Alberto Sardenberg destaca que a produção industrial teve resultado acima do esperado em agosto, mas índice ainda é menor que o do mesmo período do ano passado. Segundo o comentarista, a expectativa é de aceleração no ritmo de crescimento da economia brasileira.

  • Números da indústria melhoram, mas setor ainda não engrenou
    Números da indústria melhoram, mas setor ainda não engrenou
    Duration: 07min | 01/10/2019

    Indústria teve um pequeno aumento na produção em agosto, com crescimento de 0,8% em relação a julho. Mesmo tímido, crescimento foi maior do que o esperado. O problema é que, na comparação anual, a queda ainda existe. Produção de bens de capital também está em nível baixo.

  • Em carta, Lula apresenta raciocínio raso de que Lava-jato destruiu a economia brasileira
    Em carta, Lula apresenta 'raciocínio raso' de que Lava-jato destruiu a economia brasileira
    Duration: 08min | 01/10/2019

    Carlos Alberto Sardenberg comenta trecho da carta do ex-presidente divulgada ontem, em que Lula diz que procuradores da Lava-jato deveriam pedir desculpas aos milhões de desempregados. Para o comentarista, de acordo com esse raciocínio, o problema não é a corrupção em si e sim o fato de a terem descoberto. "É uma inversão de lógica que só funciona em termos de propaganda", avalia.

  • No momento em que cresce o cerco à Lava-jato, surgem teses sem pé nem cabeça
    'No momento em que cresce o cerco à Lava-jato, surgem teses sem pé nem cabeça'
    Duration: 11min | 30/09/2019

    Sardenberg repercute a carta escrita pelo ex-presidente Lula na cadeia em que ele diz que não aceita 'barganhas' para ser libertado. Na carta, ele ainda diz que os procuradores da Lava-jato deveriam pedir desculpas 'aos milhões de desempregados' do país, colando na operação a responsabilidade pela crise na economia brasileira. Sardenberg diz que esta tese não se sustenta. 'É como dizer que o médico é culpado por descobrir a doença'.

  • Semana deve ter votação da Previdência no Senado e decisão do STF que impacta Lava-jato
    Semana deve ter votação da Previdência no Senado e decisão do STF que impacta Lava-jato
    Duration: 05min | 30/09/2019

    Carlos Alberto Sardenberg fala sobre os temas importantes que devem movimentar a semana. Supremo terá decisão crucial a cerca da validade das condenações da Lava-jato. Além disso, espera-se que questões políticas não atrapalhem a Reforma da Previdência e texto seja votado no Senado.

  • Número de emprego em agosto é bom, mas é insuficiente para recuperar economia
    'Número de emprego em agosto é bom, mas é insuficiente para recuperar economia'
    Duration: 07min | 27/09/2019

    Carlos Alberto Sardenberg analisou o cenário econômico do Brasil no decorrer da semana. O comentarista afirmou que o dever do Banco Central é atingir a meta da inflação, e para isso precisou baixa a taxa de juros. Sardenberg acredita que a corrupção que atinge o Brasil há anos torna difícil chegar a uma estabilidade econômica.

  • Corrupção sistemática leva à perda de capacidade do setor público
    Corrupção sistemática leva à perda de capacidade do setor público
    Duration: 06min | 27/09/2019

    Sardenberg comenta as possíveis relações entre corrupção e economia, depois que o STF aprovou uma decisão que pode enfraquecer o combate à prática no Brasil. 'Falam que a ideia é conter excessos da Lava-jato, mas não é isso. A ideia foi enfraquecer a operação em si'.

  • Independente da decisão do Supremo, sentenças já dadas não podem ser anuladas
    Independente da decisão do Supremo, sentenças já dadas não podem ser anuladas
    Duration: 09min | 26/09/2019

    Carlos Alberto Sardenberg explica que isso seria um golpe no combate à corrupção. STF debate se réus delatados devem falar depois de delatores nas alegações finais ou não. 'O que ficou para trás foi feito de acordo com a lei vigente no momento, portanto não pode ser anulado', diz.

  • Corrupção é o capitalismo de amigos
    'Corrupção é o capitalismo de amigos'
    Duration: 07min | 26/09/2019

    Sardenberg comenta os riscos para o futuro da operação Lava-jato e a importância de se preservar trabalho que 'desmantelou a conspiração entre setores público e privado para roubar dinheiro'. Ele destaca que a corrupção leva à destruição da economia. 'Corrupção é igual a pobreza e a privilégio'. Atenções estão voltadas ao tema porque está em curso uma votação no STF que pode pôr por terra boa parte do processo de investigação da Lava-jato. Relator do caso, Fachin votou contra o texto, que dá brechas, inclusive, a anulação de sentenças da Lava-jato.

  • No mesmo discurso contra globalização, Bolsonaro elogiou acordos internacionais
    'No mesmo discurso contra globalização, Bolsonaro elogiou acordos internacionais'
    Duration: 09min | 25/09/2019

    Carlos Alberto Sardenberg avaliou o pronunciamento do presidente na Assembleia Geral da ONU como contraditório. O comentarista afirmou que Bolsonaro elogiou movimento de política econômica do Brasil alegando acordo de livre comércio, abertura para investimento externo privado e entrada do país na organização de cooperação de desenvolvimento econômico. Sardemberg acredita que medidas são exemplos da globalização que o presidente critica.

  • Preservação da Amazônia exige uma cooperação global
    'Preservação da Amazônia exige uma cooperação global'
    Duration: 06min | 25/09/2019

    Sardenberg comenta a repercussão do discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU: 'não adianta nada falar em proteger a sua Amazônia se os outros países simplesmente queimam a floresta. Assim como não adianta nada o mundo todo parar de queimar carvão e a China continuar fazendo isso'. Segundo o comentarista, ao falar em ambientalismo de esquerda, presidente prejudica o agronegócio brasileiro.

  • O presidente se equivocou, na ONU, ao minimizar problemas ambientais
    'O presidente se equivocou, na ONU, ao minimizar problemas ambientais'
    Duration: 10min | 24/09/2019

    Sardenberg ressalta que o aquecimento global e a preocupação econômica com a sustentabilidade são fatos. 'Se ficarmos em disputa política, vamos prejudicar o agronegócio, que é a salvação da economia brasileira', diz.

  • Momento é de fuga de investimentos estrangeiros das bolsas
    Momento é de fuga de investimentos estrangeiros das bolsas
    Duration: 06min | 24/09/2019

    Relatório do Banco Central traz um raio-x da expressiva queda dos investimentos estrangeiros em bolsas e na renda fixa no mercado financeiro. Queda na taxa de juros é um dos fatores que explicam esta tendência. Cenário externo é complicado e também leva a fuga de investimentos menos seguros. Nessa hora, muitos investidores correm para o dólar e o ouro.

  • Os destaques da semana no cenário econômico
    Os destaques da semana no cenário econômico
    Duration: 07min | 06/09/2019

    Carlos Alberto Sardenberg destaca os dados da inflação divulgados hoje e ressalta que ela está bem abaixo da meta para o ano. Já do lado da atividade econômica, a coisa não vai bem. Indústria brasileira continua bastante fraca. No exterior, novidade é que os governos dos EUA e China anunciaram que vão entrar em negociação em outubro. Para o comentarista, economia brasileira não decola, entre outras razões, por uma questão de confiança. Há uma instabilidade política causada por dúvidas a respeito do andamento do governo.

  • Furar o teto de gastos é dizer que o governo vai fazer mais dívida
    'Furar o teto de gastos é dizer que o governo vai fazer mais dívida'
    Duration: 06min | 06/09/2019

    Carlos Alberto Sardenberg analisa a desistência de flexibilizar teto de gastos. Para resolver déficit das contas Federais, o comentarista acredita que as reformas econômicas são fundamentais. 'Pensar em furar o teto em qualquer problema é fácil', critica Sardenberg.

  • Quanto mais corrupção, menos crescimento econômico
    'Quanto mais corrupção, menos crescimento econômico'
    Duration: 06min | 05/09/2019

    Sardenberg comenta as críticas constantes entre empresários, que se queixam que a Lava-jato teria levado algumas delas à situação de penúria. 'As lideranças que estão a favor da lei do abuso de autoridade dizem que a lei não é contra a Lava-jato. No entanto, só usam como argumento de defesa de suas teses a própria operação'.

  • Quanto mais corrupção, menos desenvolvimento econômico
    'Quanto mais corrupção, menos desenvolvimento econômico'
    Duration: 09min | 04/09/2019

    Carlos Alberto Sardenberg analisa a relação entre a lei de abuso de autoridade e a situação econômica do Brasil. O comentarista afirma há pessoas que querem culpar a Operação Lava-jato pela quebra de empresas no país.

  • É preciso agilizar e unificar acordos de leniência
    'É preciso agilizar e unificar acordos de leniência'
    Duration: 04min | 04/09/2019

    Carlos Alberto Sardenberg afirma que empreiteiras envolvidas na Lava-jato estão enfrentando dificuldades de crédito, de contratação, etc, por causa de confusões jurídicas que atrasam os acordos de leniência. "É importante que haja uma regulação para facilitar e tornar mais rápidos os acordos de leniência para que empresas voltem a poder trabalhar em obras de infraestrutura", diz. Em sua avaliação, isso daria uma boa ajuda ao mercado da construção civil.

  • Dívida previdenciária faz cidade de Bento Fernandes falir
    Dívida previdenciária faz cidade de Bento Fernandes falir
    Duration: 08min | 03/09/2019

    Carlos Alberto Sardenberg analisa o fechamento da prefeitura da cidade do Rio Grande do Norte. A Justiça fez parcelamento de uma dívida de R$ 4 milhões em R$ 73 mil por mês. A prefeitura não pagou por cinco meses seguidos e teve bens bloqueados.

  • A história da cidade que... pediu falência
    A história da cidade que... pediu falência
    Duration: 08min | 03/09/2019

    Sardenberg conta a história de Bento Fernandes, cidade do Rio Grande do Norte que pediu falência. Para se ter ideia, o município tem menos de 10% da população ocupada. Salário médio é de 2 mínimos. Prefeito simplesmente fechou as portas da prefeitura e colocou a culpa na dívida previdenciária.

  • A Argentina está na fase de desespero econômico
    'A Argentina está na fase de desespero econômico'
    Duration: 06min | 02/09/2019

    Carlos Alberto Sardenberg analisa a queda no número de exportações de produtos brasileiros para o país vizinho. O momento da Argentina é ruim justamente quando há indícios de desaceleração na economia mundial.

  • Juro baixo e recuperação da confiança levam a aumento na venda de veículos
    Juro baixo e recuperação da confiança levam a aumento na venda de veículos
    Duration: 05min | 02/09/2019

    Sardenberg comenta reportagem do jornal Valor, que mostra o aumento do crédito para o financiamento de veículos. Para se ter ideia, o setor alcançou o melhor resultado quando o recorte é no crédito para pessoa física.

  • PIB e empregos mostram que o Brasil está crescendo em ritmo muito lento
    'PIB e empregos mostram que o Brasil está crescendo em ritmo muito lento'
    Duration: 04min | 30/08/2019

    Carlos Alberto Sardenberg afirma que o aumento de 0,4% no PIB do segundo trimestre é importante para sair da recessão, mas é pouco para recuperar o prejuízo. A queda no número de desempregados no país é consequência de trabalhos informais.

  • A boa surpresa vinda do PIB
    A boa surpresa vinda do PIB
    Duration: 06min | 30/08/2019

    Resultado de alta de 0,4% do PIB veio melhor do que o esperado. A recuperação foi boa no segundo trimestre, o que é uma surpresa positiva. Destaque para a indústria, que compensou duas quedas seguidas. Construção civil também cresceu.

  • Ritmo de crescimento pífio é o resultado que o Brasil tem há anos
    'Ritmo de crescimento pífio é o resultado que o Brasil tem há anos'
    Duration: 07min | 29/08/2019

    Carlos Alberto Sardenberg analisa o crescimento de 0,4% no PIB brasileiro. O comentarista acredita que é bom sair da sequência de resultados ruins, mas o valor é muito pouco para recuperar o que foi perdido nos últimos anos.

  • Governo argentino vive crise externa que virou crise nas contas internas
    Governo argentino vive 'crise externa que virou crise nas contas internas'
    Duration: 07min | 29/08/2019

    Carlos Alberto Sardenberg fala sobre a situação no país vizinho. Ontem, o governo Macri solicitou a revisão dos vencimentos de sua dívida de US$ 56 bilhões com o FMI, que começam em 2021. O comentarista explica que o problema da Argentina é que o governo não tem reservas suficientes de dólares e nem os pesos para comprar os dólares. "Argentina tem que destinar maior parte dos recursos para comprar dólares e isso gera uma crise de contas públicas", diz. Ele avalia que esse tipo de crise é típico da América Latina, mas, hoje, não tem a menor chance disso acontecer no Brasil.

  • O governo está praticamente quebrado
    'O governo está praticamente quebrado'
    Duration: 05min | 28/08/2019

    Carlos Alberto Sardenberg revela expectativa em relação ao PIB do segundo trimestre no Brasil. Para o comentarista, o problema continua sendo a falta de investimento no país.

  • Quem vai segurar o dólar?
    Quem vai segurar o dólar?
    Duration: 06min | 28/08/2019

    Presidente do Banco Central brasileiro provocou certa confusão nesta terça-feira ao dizer que a moeda norte-americana está se movimentando dentro dos padrões normais. No entanto, ele bateu a casa dos R$ 4,20. Com uma fala destas, presidente do BC dá a entender que não tem teto para a moeda. Fato é que o dólar disparou em função da busca por investimentos seguros e o mercado reagiu ao cenário.

  • Desaceleração econômica e dúvida em disputa entre EUA e China ajudam alta do dólar
    Desaceleração econômica e dúvida em disputa entre EUA e China ajudam alta do dólar
    Duration: 05min | 27/08/2019

    A moeda norte-americana chegou a R$ 4,19 nesta terça-feira. Carlos Alberto Sardenberg acredita que uma ação de qualquer lado da disputa é capaz de mudar completamente o cenário atual. 'O problema é mais externo que interno', afirma o comentarista.

Informações: